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Um estudo da consultoria Gartner mostra que 30% dos profissionais pedem demissão por causa do chefe. Funcionários que atuam em home office ou no modelo híbrido tendem a sentir mais os danos de uma gestão ruim, já que a experiência deles fica fortemente ligada a um pequeno grupo de pessoas do convívio, incluindo o líder imediato. Mas essa não é a única causa dos pedidos de demissão. Desde o início da pandemia de covid-19, há mais pessoas deixando o emprego por questões de saúde mental: 20% dos profissionais afirmam ter saído em busca de mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A insatisfação é tão grande que 41% desconsideram procurar uma oportunidade de movimentação na empresa em que trabalham, preferindo, primeiro, tentar uma posição no mercado. O quadro abaixo apresenta, organizadas em quatro grupos, as principais causas dos pedidos de demissão, considerando as variáveis empresa, mercado, experiência de trabalho, vida pessoal. Tabela Descrição gerada automaticamente Fonte do texto e das informações apresentadas no gráfico: Website Você RH. Matéria publicada em 23/09/2022. Considerando o texto e o quadro acima, juntamente com o que estudamos na nossa disciplina, avalie as afirmações a seguir: Uma das causas dos pedidos de demissão é a sensação de falta de apoio da liderança aos empregados. Esse ponto poderia ser solucionado levando em conta as orientações da escola das Relações Humanas, que destacava as virtudes da liderança democrática, comunicativa, que encoraja a participação dos funcionários e se preocupa com os diversos problemas dos trabalhadores, não só com os do trabalho. Várias informações do quadro acima estão alinhadas à teoria das relações humanas. Os trabalhadores ouvidos na pesquisa não dão qualquer importância para a remuneração financeira, por exemplo. Os pedidos de demissão podem ser reduzidos nas empresas da pesquisa se elas criarem um ambiente de trabalho mais saudável, treinarem e sensibilizarem seus líderes para darem maior apoio aos funcionários e proporcionarem aos trabalhadores mais autonomia, flexibilidade, oportunidades de crescimento e reconhecimento. Criar um ambiente de trabalho agradável sensorialmente e dar aos empregados maior autonomia, flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal foram as preocupações principais dos pensadores da administração científica, como Frederick Taylor. É correto o que se afirma em:
a. I e III.
b. I, III e IV.
c. I, II e IV.
d. I e IV.
e. I e II.
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