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As teorias sobre estilos de liderança estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Diferentemente de outras correntes teóricas – como a abordagem dos traços de personalidade ou as teorias situacionais de liderança –, essa abordagem se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar. A teoria mais conhecida sobre estilos de liderança foi publicada por Kurt Lewin, Ronald Lippitt e Ralph K. White no artigo Patterns of Aggressive Behavior in Experimentally Created “Social Climates”, de 1939. O estudo descreve três estilos de liderança, que os pesquisadores explicam no quadro a seguir: Liderança autocrática Liderança democrática Liderança liberal (laissez-faire) O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. Há liberdade total para as decisões grupais ou individuais, e mínima participação do líder. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates. A participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem. O líder determina qual é a tarefa que cada um deve executar e qual é o seu companheiro de trabalho. A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade para escolher os seus companheiros de trabalho. Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder. O líder é dominador e é “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro do grupo. O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas. O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” em suas críticas e elogios. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos. O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado. Considerando o texto e o quadro comparativo acima, juntamente com o que estudamos na nossa disciplina, assinale a alternativa que associa corretamente o estilo de liderança com sua teoria administrativa mais adequada:

(x) Administração clássica de Henri Fayol: liderança autocrática. Administração pós-modernista de Tom Peters: liderança liberal.
(  ) Nova abordagem modernista de Gary Hamel e C. K. Prahalad: liderança democrática. Nova abordagem modernista de Gary Hamel e C. K. Prahalad: liderança autocrática.
(  ) Administração clássica de Henri Fayol: liderança liberal. Administração científica de Frederick Taylor: liderança democrática Administração clássica de Henri Fayol: liderança liberal. Administração pós-modernista de Tom Peters: liderança autocrática. Administração científica de Frederick Taylor: liderança democrática.
(  ) Teoria das relações humanas: liderança autocrática. Administração científica de Frederick Taylor: liderança democrática.
(  ) Teoria burocrática de Max Weber: liderança liberal. Teoria burocrática de Max Weber: liderança democrática. Administração pós-modernista de Tom Peters: liderança autocrática. Teoria contingencial: liderança liberal.

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