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Segundo Libâneo (1992), tendências pedagógicas são correntes de pensamento compostas por “concepções de homem e de sociedade (...), pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc.”. Essas tendências podem ser liberais (tradicional, renovada progressivista e não diretiva, tecnicista) ou progressistas (libertadora, libertária, críticosocial dos conteúdos). Fonte: LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: _. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. cap 1. Disponível em: (https://goo.gl/DWHts5). Acesso em: 19 out. 2018. Considerando os princípios da educação progressista libertária, podemos afirmar que:

(  ) O ensino é desenvolvido com base nas decisões tomadas unilateralmente pelo professor.
(  ) Os conteúdos tradicionais da cultura é o caminho para o desenvolvimento das aptidões individuais dos alunos.
(  ) Significa oferecer condições para que o aluno desenvolva sua autonomia e se transforme em sujeito das ações.
(  ) Deve treinar o aluno a dominar as técnicas que serão necessárias para que ele se insira no sistema produtivo.
(x) Ela defende um novo tipo de relações de poder na escola = a autogestão pedagógica realizada por professores e alunos.

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