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Leia o texto para responder a questão. “Entendemos que, para o homem, o mundo é uma realidade objetiva, independente dele, possível de ser conhecida. É fundamental, contudo, partirmos de que o homem, ser de relações e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo. Estar com o mundo resulta de sua abertura à realidade, que o faz ser o ente de relações que é.” Fonte: FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. Disponível em: (https://goo.gl/iRBqsY). Acesso em: 23 out. 2018. Segundo Gomes (2005), “Para Freire, a educação constituise no instrumento de mudança em uma sociedade marcada pelo conflito entre o ‘velho’ e o ‘novo’”. Fonte: GOMES, Marco A. de O. Resenha de “Educação como prática da liberdade” de Paulo Freire. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 20, p. 180-184, dez. 2005. Disponível em: (https://goo.gl/j3VUy8). Acesso em: 23 out. 2018. A partir da leitura do trecho de Paulo Freire acima, pode-se afirmar que a educação deve:

(x) Ser libertadora, permitindo que o indivíduo possa ser sujeito da história.
(  ) Ser opressora, pois permite um maior acúmulo de conhecimentos.
(  ) Ser tradicional, em que o aluno tem livre participação na construção do seu saber.
(  ) Ser humanista, sem perder de vista a importância da memorização do conteúdo.
(  ) Ser condicionante do tipo (modelo) de indivíduo que a sociedade espera.

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